Capeia Arraiana na Praça de Toiros de Aldeia da Ponte

No âmbito das Festa de Santo António, esta tarde, pelas 17 horas, Aldeia da Ponte, no concelho do Sabugal, promove a sua Capeia Arraiana, com toiros da ganadaria José Manuel Duarte.

A Capeia Arraiana é uma manifestação tauromáquica específica de algumas povoações do concelho do Sabugal próximas da fronteira com Espanha, que se caracteriza e singulariza das demais formas populares de manifestações tauromáquicas, pelo facto de a lide do touro bravo ser efetuada coletivamente, com o recurso do Forcão.
A Capeia é realizada em agosto, em associação com a festa patronal de cada comunidade, e, regra geral, tem lugar no largo principal da aldeia, para tal temporariamente vedado. Para além da Capeia propriamente dita, isto é a lide do touro com o Forcão, constituem componentes públicas da prática o Encerro e o Boi da prova, que precedem a Capeia, e o Desencerro, com o qual ela termina.

As capeias seguintes realizam-se nas freguesias de Vale de Espinho (16 de agosto), Alfaiates e Forcalhos (17 de agosto), Fóios (18 de agosto) e Aldeia Velha (25 de agosto).

Está marcado para o dia 22 de agosto, na praça de toiros de Aldeia da Ponte, mais uma edição do festival “Ó Forcão Rapazes!”, onde nove das aldeias com maior tradição na capeia “arraiana” medem forças e engenho.


Conteúdo Recomendado