Câmara do Sabugal aprova orçamento para 2016

A Câmara Municipal do Sabugal aprovou, por maioria, o orçamento para 2016, no valor de 17,7 milhões de euros e que é semelhante ao deste ano, disse hoje à agência Lusa fonte da autarquia.

O autarca António Robalo, do PSD, refere na nota introdutória do documento que o novo orçamento assenta na “manutenção de políticas de desenvolvimento sustentável do município, com o propósito de melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes num quadro económico e financeiro fortemente condicionado”.

“Toda a ação é traduzida na ambição de transformar o concelho do Sabugal num território competitivo e atrativo para nascer, crescer, viver, trabalhar, investir, envelhecer e visitar, promovendo de forma sustentada a qualidade de vida”, garante o presidente daquele município do distrito da Guarda.

António Robalo refere ainda que o orçamento municipal para 2016 garante a “continuidade de projetos municipais em curso” e dá destaque à dinamização da economia do concelho localizado junto da fronteira com Espanha.

Segundo o autarca, no novo plano de investimentos, a autarquia dá prioridade a projetos candidatáveis a fundos comunitários para “obtenção de taxas de cofinanciamento na ordem dos 85% que garantam a viabilização dos mesmos e o equilíbrio orçamental”.

É ainda proposto “um conjunto de iniciativas de promoção do Sabugal, da marca Sabugal, do território, dos seus valores patrimoniais, dos seus recursos diferenciadores”.

A autarquia também manifesta “enorme preocupação social” e aposta no desenvolvimento económico através da dinamização do tecido empresarial (com uma dotação financeira global de 558 mil euros), na promoção do território e no desenvolvimento turístico (481 mil euros).

Nas Grandes Opções do Plano para 2016 destacam-se ainda obras de regeneração urbana da cidade do Sabugal (380 mil euros) e a melhoria da rede viária municipal e respetiva sinalização (229 mil euros).

Estão também previstas obras relacionadas com a urbanização da Zona de Localização Empresarial, a requalificação da praia fluvial e a criação do Parque dos Sentidos do complexo termal do Cró.

A apresentação da candidatura do território da Serra da Malcata à Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) e a colocação da segunda fase da iluminação monumental do castelo da Aldeia Histórica de Sortelha, são outros dos projetos para concretizar no próximo ano.

Os planos da autarquia do Sabugal passam ainda, entre outros, pela elaboração dos projetos do futuro Etnocentro – Fronteiras de Memória e do Parque Aventura (castelo de Vila do Touro).


Conteúdo Recomendado