Câmara de Pinhel divulga granito cinza do concelho na 21.ª Feira das Tradições

A Câmara Municipal de Pinhel vai dedicar a 21.ª Feira das Tradições e Atividades Económicas, a realizar até domingo, ao granito cinza, um dos principais recursos naturais do concelho.

O certame, a realizar no Centro Logístico de Pinhel, contará com a participação de cerca de 200 expositores de artesanato, atividades económicas, produtos, serviços, associações e instituições.

Segundo a autarquia, “as freguesias do concelho continuam a ter lugar de destaque, a par dos empresários da área do granito e dos demais produtos endógenos”, como o vinho, o azeite, o mel e os enchidos.

O presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, disse esta quarta-feira à agência Lusa que o evento dará “visibilidade” ao setor da extração e da transformação do granito, que representa “cerca de 10% da economia local”.

Segundo o autarca, o concelho tem atualmente 31 empresas ligadas ao setor do granito, que garantem “entre 200 a 250 postos de trabalho”.

Na Feira das Tradições vão marcar presença 16 empresas que promoverão aquele recurso natural junto dos visitantes.

Com o destaque que vai ser dado ao granito cinza de Pinhel, a autarquia pretende “valorizar” aquele produto e sensibilizar os empresários “para se associarem e criarem mais-valia”.

“A nossa intenção é a de que eles constituam uma associação. O granito cinza não está certificado e era importante que os empresários se associassem para fazerem a sua certificação”, disse.

Rui Ventura também considera relevante a criação de uma associação para “fazer a venda [no país e no estrangeiro] do produto que saísse das empresas dos seus associados”.

O programa da 21.ª Feira das Tradições iniciou às 14 horas de sexta-feira, com o desfile de Carnaval, com 18 carros alegóricos e mais de 1.000 participantes que “encheram de cor e alegria” as ruas da cidade de Pinhel.

A cerimónia de inauguração, contou com a presença de Pedro Passos Coelho, seguindo-se a assinatura da escritura de compra e venda de dois lotes na Zona Industrial de Pinhel, por parte de duas empresas com sede em França, para instalação de duas unidades fabris ligadas à indústria aeronáutica, num investimento que ronda os dois milhões de euros.

No sábado, a Câmara Municipal de Pinhel também procederá à assinatura do auto de consignação da empreitada de construção da Piscina Municipal coberta (14 horas) e apresentará a aplicação ‘mobile’ e ‘kiosk’ “Descubra Pinhel” (17h30), o Guia do Investidor (18 horas) e o Campeonato Europeu de Radiomodelismo (a realizar na pista de Freixedas).

A Feira das Tradições, que ocupa uma área total coberta de 8.300 metros quadrados, promete um fim de semana “repleto de animação”, a cargo de grupos do concelho, de bandas e de DJ.

Depois de os Xutos & Pontapés terem atuado na sexta-feira, o cartaz musical prossegue com Diogo Piçarra e Mastiksoul (sábado) e com o grupo Sons do Minho (domingo).

O Município de Pinhel investe cerca de 270 mil euros no certame que deverá ser visitado por mais 40 mil pessoas, tal como já aconteceu em 2015.


Conteúdo Recomendado