Câmara de Aguiar da Beira aprova orçamento para 2016

http://iaciara.blogspot.pt/2012/11/aguiar-da-beira.html

A Câmara Municipal de Aguiar da Beira aprovou, por maioria, o orçamento municipal para 2016, no valor de 10 milhões de euros, semelhante ao deste ano, disse hoje à agência Lusa fonte da autarquia.

O novo orçamento do município de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, no valor global de 10.070.000,00 euros, representa uma subida de 40 mil euros face ao documento de 2015, que teve um valor total de 10.030.000,00 euros.

Segundo a autarquia liderada pelo independente Joaquim Bonifácio, as Grandes Opções do Plano para 2016 destacam obras em infraestruturas das Termas Caldas da Cavaca e o alargamento da rede de abastecimento de água e de saneamento básico “a localidades não providas destas infraestruturas básicas”.

A intervenção e adaptação dos edifícios municipais para melhoria da eficiência energética e diminuição de custos de manutenção, a criação da Feira do Gado de Penaverde e de serviços de apoio ao desenvolvimento económico são outras das apostas para o próximo ano.

No plano social, a Câmara Municipal de Aguiar da Beira contempla a instalação da Oficina do Idoso, intervenções em habitações degradadas e apoio à renda para famílias carenciadas do concelho.

Tem também prevista a disponibilização de transporte escolar gratuito universal, intervenções em monumentos nacionais (na zona história de Aguiar da Beira e no dólmen de Carapito) e a criação de Rotas Culturais – Rede de Percursos Pedestres.

Os planos da autarquia passam ainda, entre outros projetos, pela intervenção em caminhos agrícolas, pela reposição/atualização de sinalética informativa, pela criação da Loja do Cidadão e da Academia de Música/Orquestra.

O orçamento da autarquia de Aguiar da Beira para 2016 obteve o voto contra dos dois vereadores do PSD por considerarem tratar-se de uma “cópia” das “intenções do ano passado”.

“Pior ainda, nem uma ideia estruturante, ambiciosa, geradora de emprego jovem e de riqueza. Apenas o aumento de despesa e de atividades sem retorno económico”, justificam em comunicado os vereadores Fernando Pires e Teresa Barranha.


Conteúdo Recomendado