Bruno Paixão vence 3ª Meia Maratona de Belmonte

Bruno Paixão do Beja Atlético Clube inscreveu assim o seu nome na lista dos vencedores da Meia Maratona de Belmonte e bateu o recorde da prova que pertencia desde a primeira edição a Paulo Gomes.

A meta traçada pela organização de atingir este ano a fasquia dos mil participantes nas várias provas de atletismo integradas na Meia Maratona de Belmonte foi atingida, mas as críticas deixadas pelos atletas, quanto à falta de sinalização do percurso, também foi notória.

Bruno Paixão do Beja Atlético Clube foi o vencedor desta terceira edição, que decorreu ontem, dia 4 de junho, e queixou-se precisamente da falta de sinalização na parte final do percurso, “houve um pequeno percalço na parte final, com falta de pessoal no gradeamento, não fosse as forças que trazia, com o colega Rui Teixeira, poderia não vencer aqui hoje [domimgo]. Um final muito duro, temos que alertar para ver se no próximo ano isto não acontece”.

O atleta do Beja Atlético Clube venceu com apenas alguns segundos de vantagem sobre Rui Teixeira do Sporting Clube de Portugal e de Paulo Gomes, terceiro classificado e vencedor da primeira edição. O atleta natural do concelho de Celorico da Beira afirmou que “as maiores dificuldades penso que foi mesmo a falta de logística em termos de organização, houve grandes confusões, na partida não tínhamos carro com cronómetro electrónico o que é normal numa corrida deste calibre”.

Paulo Gomes acrescentou em relação ao percurso, que terminou no Estádio Municipal de Belmonte, “é mais fácil, eu preferia o antigo é mais selectivo e acho que tem mais impacto com a população terminando lá em cima, as pessoas ficam um pouco privadas deste espetáculo”.

No setor feminino, a atleta polaca a residir em Portugal, Emília Kumós foi a primeira a cortar a meta. A atleta de 31 anos, que na época passada representava as cores do Sport Lisboa e Benfica, correu pela primeira vez em Belmonte e ficou muito agradada com o percurso “eu pensava na partida que seria muito difícil, com muitas subidas, mas não, o percurso era muito bom. Hoje pensei só fazer o mínimo possível e poderia ter melhorado o tempo, mas uma hora e vinte chegou”.

Depois de Francis Obikwelu e de Clarisse Cruz, António Pinto foi este ano o padrinho da terceira edição da Meia Maratona de Belmonte. O vencedor da Maratona de Londres (1992, 1997 e 2000) da Maratona de Berlim (1994) e da final dos 10 mil metros no Campeonato da Europa (1998) em Budapeste, referiu que “a nossa obrigação é contribuir para cativar os jovens para o desporto. Por aquilo que ouvi, foi o melhor que se pode fazer, não é fácil fazer uma meia-maratona, houve um pequeno percalço na chegada, é chato, para o ano se calhar já não se vai cometer esse erro”.

O campeão internacional que competiu em quatro Olimpíadas consecutivas, de 1988 a 2000, continua ligado à modalidade do atletismo, “estou sempre ligado ao desporto, tirei uma formação e tenho uma escolinha de atletismo e ando sempre a promover a minha modalidade” acrescentou António Pinto, natural de Amarante.

O Centro Cultural Desportivo Recreativo de Colmeal da Torre foi o grande embaixador do concelho com a presença de 18 atletas na Meia e Mini Maratona de Belmonte. Pedro Almeida, presidente da coletividade referiu que “o objectivo é sempre tentar fazer o melhor, não há grandes ambições porque os atletas correm por carolice. Estamos sempre abertos a receber novos atletas, há ambição de criarmos uma boa equipa de atletismo, é preciso é que nos ajudem para isso”.

Por parte da Câmara Municipal de Belmonte, o vice-presidente e responsável pelo pelouro do desporto, António Manuel Rodrigues, sublinhou que a aposta foi ganha “basta olhar para esta moldura humana, isto foi uma aposta ganha naturalmente. Num dia especial como este, com dois grandes eventos na mesma manhã, há sempre algumas dificuldades, alguns problemas de última hora, nós estamos a registar pequenas coisas que não correram tão bem, com o intuito de as corrigir para que no próximo ano as coisas possam correr da melhor maneira. De qualquer forma, em relação à mudança da localização e ao novo traçado temos recebido elogios”.

A fasquia dos mil participantes nas várias provas integradas na 3ª edição da Meia Maratona de Belmonte foi atingida, “houve quem não acredita-se, a resposta foi dada por toda esta gente, foi uma manhã fantástica com todo o convívio e toda a envolvente que conseguimos ter aqui hoje” disse o vice-presidente da Câmara Municipal de Belmonte, parceira na organização desta Meia Maratona de Belmonte que integrou ainda a Mini Maratona, o Grande Prémio Jovem e uma Caminhada.


Conteúdo Recomendado