Bombeiros da Guarda levaram refeições a idosos isolados devido à neve

Os bombeiros da Guarda entregaram hoje cerca de 70 refeições a idosos que ficaram isolados pela neve nas suas habitações, auxiliaram automobilistas e transportaram profissionais de saúde para o local de trabalho. Segundo Paulo Sequeira, comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda, a corporação foi hoje solicitada para levar o almoço «a cerca de 70 idosos […]

Os bombeiros da Guarda entregaram hoje cerca de 70 refeições a idosos que ficaram isolados pela neve nas suas habitações, auxiliaram automobilistas e transportaram profissionais de saúde para o local de trabalho.
Segundo Paulo Sequeira, comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda, a corporação foi hoje solicitada para levar o almoço «a cerca de 70 idosos da cidade e residentes nas povoações de Aldeia do Bispo, Serra da Borge, Dominga Feia e em outros locais dos arredores» da Guarda. O responsável calcula que nas últimas 30 horas, devido ao nevão que assolou a região, os bombeiros receberam «mais de 300 solicitações» via telefone, proteção civil e GNR, para casos relacionados com o mau tempo. «Definimos prioridades em termos de transporte de pessoas que têm profissões especiais, como médicos, enfermeiros e auxiliares de saúde e de desobstrução de vias de acesso de ligação ao hospital, deixando para último as situações menos prioritárias», relatou. Durante a noite e madrugada, os voluntários também acudiram a muitas situações de carros que ficaram retidos na neve nas ruas da Guarda e arredores, na autoestrada A25 (Aveiro/Vilar Formoso), no IP5 (Alvendre/Porto da Carne) e nas estradas nacionais 18 (Guarda/Covilhã) e 16 (Guarda/Celorico da Beira), contou. «Foi prestado auxílio aos condutores, foi efetuada a desobstrução de vias e foi feito o transporte de pessoas para locais seguros», disse Paulo Sequeira. Entre terça-feira e a manhã de hoje os Bombeiros Voluntários da Guarda também registaram «várias situações de quedas» de pessoas na neve e no gelo, mas «sem gravidade». O comandante Paulo Sequeira referiu, cerca das 16 horas, que a situação estava «calma» na cidade e na região. «As vias rodoviárias estão todas abertas, à exceção de uma ou outra rua da cidade da Guarda com maior inclinação. Neste momento, circula-se bem na cidade e na área envolvente», declarou.

Conteúdo Recomendado