BMEL dedica abril a Mário Cesariny

O poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo e pintor, Mário Cesariny, será lembrado na BMEL através da realização de diversas e variadas iniciativas culturais.

Mário Cesariny manifestou desde cedo o seu gosto pelas artes. Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio, estudou música com o compositor Fernando Lopes Graça e frequentou a academia parisiense La Grande Chaumière. Um encontro com o escritor francês, poeta e teórico do surrealismo, André Breton, no ano de 1947, viria a marcar inegavelmente o seu trabalho pictórico e literário, criando em conjunto com Alexandre O’Neill, António Pedro, entre outros, o Grupo Surrealista de Lisboa, do qual se veio a afastar, devido à sua personalidade inquieta e algumas discordâncias ideológicas. Após esse afastamento lançou, em 1948, “Os Surrealistas” e escreveu o manifesto coletivo “A Afixação Proibida”, com António Maria Lisboa e Pedro Oom.

A Biblioteca da Guarda inicia a evocação a Mário Cesariny com o documentário “Autografia: um filme sobre Mário Cesariny”, dia 5, pelas 18 horas. Um trabalho que pretende retratar a sua vida, o seu percurso e a sua individualidade, de forma a estabelecer um diálogo entre quem vê e quem é retratado. Autobiografia que valeu o Prémio de Melhor Documentário Português no Festival DocLisboa 2004 ao realizador Miguel Gonçalves Mendes.

Com o objetivo de dar a conhecer, de forma breve, aos participantes das Férias Ativas organizadas pelo Município da Guarda, o movimento surrealista e uma das muitas técnicas usadas no processo de criação pelos artistas surrealistas (a “collage”), a BMEL realiza no dia 6, com início às 14h00, a oficina “Corte e cola”.

Ainda no âmbito do tema central deste mês, estará patente ao público a partir do dia 6, a exposição de fotografia da autoria de Susana Paiva, “Essa memória esférica habitada (para Mário Cesariny)”.

De realçar a conferência “Entre nós e as palavras, Mário Cesariny”, por Perfecto E. Cuadrado, no dia 18, às 18 horas. Perfecto Cuadrado propõe-se, a partir do poema “You are welcome to Elsinore”, “lembrar algumas das caraterísticas essenciais do Surrealismo e da intervenção surrealista em Portugal, e propor depois um itinerário pelos labirintos da pessoa, a personagem e a obra literária e plástica de Mário Cesariny – um poeta luminoso, um mestre, um amigo generoso, um homem livre”.

Destaque ainda para “Nossas mãos de nautas navegando o espaço”, uma “ação coletiva de pintura e poesia pelo Cabo Mondego Section of Portuguese Surrealism”, a ter lugar dia 20, às 21h30.

Dia 27, às 18 horas, haverá lugar para mais um documentário integrado no programa dedicado a Mário Cesariny. Trata-se de “Cruzeiro Seixas – As cartas do rei Artur”, um documentário em que Cláudia Rita Oliveira se debruça sobre a relação e correspondência trocada entre os surrealistas Artur do Cruzeiro Seixas e Mário Cesariny. Um filme que recebeu o prémio do público no DocLisboa’16.

Por fim, o ciclo dedicado ao poeta e pintor termina no dia 29, às 21h30, com a peça de teatro “O Meu País é um Insuflável”, por Fértil Cultural. Um espetáculo concebido a partir da poesia de Mário Cesariny, que mistura o teatro, a dança, a manipulação de objetos e a música num momento único e que põe em causa a regularidade das coisas, assim como Mário Cesariny fazia no seu quotidiano.


Conteúdo Recomendado