Beira Baixa tem 4,7 ME para combate ao abandono e insucesso escolar

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) está a desenvolver um plano de combate ao abandono e insucesso escolar para os seis municípios que a integram com uma verba disponível de 4,7 milhões de euros.

“Os montantes previstos para os seis municípios no âmbito do Portugal 2020 para o combate ao abandono e insucesso escolar são de 4,7 milhões de euros”, disse hoje à agência Lusa o presidente da CIMBB, João Paulo Catarino.

Este responsável explicou que uma consultora internacional está já no terreno a fazer o diagnóstico da situação nos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

“Em função desse diagnóstico serão implementadas um conjunto de ações com os agentes educativos de cada concelho cujo objetivo passa pela definição de novas abordagens educacionais a aplicar nos estabelecimentos escolares”, adiantou.

Este investimento realiza-se no âmbito de verbas provenientes do programa Portugal 2020 que foram atribuídas à CIMBB para este fim.

“Procuramos nesta fase do projeto o diagnóstico da nossa realidade, o estudo de casos de sucesso nacionais e internacionais e depois, em conjunto com os agentes educativos locais, a implementação de uma estratégia por forma a chegar aos alunos”, sintetizou.

A CIMBB abrange os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.


Conteúdo Recomendado