ULS de Castelo Branco com projeto inovador na área da telemedicina

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco, que já realiza teleconsulta na área da Dermatologia, vai alargar o método a outras especialidades.

A SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), em articulação com a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, introduziu um projeto inovador alargando a PDS Live a várias especialidades da ULS de Castelo Branco, após uma sessão de esclarecimentos realizada na passada terça feira, dia 3 de Janeiro.

Através desta iniciativa é promovida a comunicação entre os profissionais de saúde das entidades de Cuidados de Saúde Primários (ACES Beira Interior Sul e ACES Pinhal Interior Sul) e os de Cuidados de Saúde Hospitalares (Hospital Amato Lusitano), alcançando-se uma maior proximidade entre esses dois níveis, com a instalação de 140 Webcams e computadores.

Atendendo à dimensão e dispersão das diferentes regiões de saúde, nem sempre os cuidados de saúde estão próximos do cidadão. Muitos têm, a necessidade de se deslocar para aceder a estes cuidados. Existe uma parte destas consultas que poderia ser realizada sem a necessidade de deslocação física do cidadão – com recurso à teleconsulta que tem como objetivo aproximar o Cidadão às instituições e aos Profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), de forma a melhorar a qualidade de serviços prestados.


Conteúdo Recomendado