UBI em projetos de investigação financiados com perto de um milhão de euros

Foram aprovadas 12 candidaturas que recebem financiamento para projetos de investigação que vão decorrer até 2019.

A Universidade da Beira Interior (UBI) viu aprovados 12 projetos de investigação PTDC, que têm gestão e financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e COMPETE. Os projetos terão uma duração de três anos, terminam em 2019, e uma dotação de 918.374 euros.

Deste conjunto, sete são liderados pela UBI e os restantes vão funcionar em consórcio com outras instituições, nomeadamente as universidades de Aveiro, Lisboa, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro e a FARM ID – Associação da Faculdade de Farmácia.

A área da saúde teve o maior número de candidaturas aprovadas, num total de cinco. Segue-se engenharia informática com quatro, engenharia mecânica com três e uma de ciências sociais e humanas.

Os resultados do PTDC conhecidos agora mostram francas melhorias face aos dois concursos anteriores. Em 2010 foram também aprovados 12 projetos, com liderança na UBI em sete, mas com um financiamento global de aproximadamente metade: 569.358 euros. Em 2012, a UBI esteve envolvida em sete projetos apoiados – com um montante de 276.296 euros –, tendo coordenado dois.

“As aprovações de projetos deste ano estão dentro da média das outras instituições, mas temos de aumentar a taxa de sucesso porque temos o potencial para isso”, considera Paulo Moniz, vice-reitor para Área da Investigação. O também responsável do Instituto Coordenador de Investigação (ICI) considera que “é muito importante ter projetos da FCT, quando contribuem com quase um milhão de euros”.

No futuro, Paulo Moniz deseja “ter mais projetos e consequente transferência de conhecimento e tecnologia, na forma de patentes, e parcerias com empresas, em programas doutorais e de mestrado”. O vice-reitor conclui: “Darei todo o apoio que for necessário. Neste momento temos estes 12 e serão acarinhados com toda a devoção que possamos dar. Aceitamos todos estes desafios e tenhamos confiança na UBI”.


Conteúdo Recomendado