UBI coordena projeto internacional de 1 milhão de euros

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai coordenar um projeto internacional que implica um investimento de um milhão de euros e que visa criar condições para integrar os sistemas de abastecimento de água e de produção de energia.

Denominado “EdgeWise”, o projeto foi apresentado na passada semana na Covilhã e envolve oito parceiros de seis países, designadamente Portugal, França, Grécia, Malta, Tunísia e Chipre.

“Com o EdgeWise pretende-se estudar as energias renováveis, combinadas com os sistemas das águas, para produzir conhecimento que possa depois ser incorporado no quotidiano dos dois setores em análise”, refere em nota de imprensa esta instituição de ensino superior, sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

A informação salienta que, a nível local, o projeto será desenvolvido com base numa parceria entre a UBI e a empresa municipal ICOVI, que gere o sistema de águas da Covilhã, e que está prevista a construção de uma instalação experimental na Covilhã, de modo a promover e validar os resultados obtidos.

“Além de permitir a realização de estudos de caráter científico, o equipamento pode ser visitado e feitas demonstrações do seu funcionamento”, acrescenta.

Segundo a nota, este equipamento, em termos técnicos, também poderá usar infraestrutura de abastecimento de água para armazenar energia que pode ser usada mais tarde.

A instalação também irá avaliar o aproveitamento que se pode fazer da localização da Covilhã em termos de proximidade com a Serra da Estrela, de modo a aferir o potencial gravítico do sistema de água para a produção de energia.

Este projeto foi aprovado no âmbito do programa europeu ERANETMED e é coordenado pela UBI, através do docente António Espírito Santo, além de integrar docentes e investigadores das áreas da Eletromecânica e Engenharia Civil. O responsável pela execução na ICOVI é João Marques, presidente do conselho de administração da empresa.


Conteúdo Recomendado