Pinhel e Vila Nova de Foz Côa entre as candidatas a Cidade Portuguesa do Vinho 2017

A AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho promove uma vez mais a eleição da Cidade Portuguesa do Vinho, edição de 2017, cuja decisão será tornada pública amanhã, dia 14 de novembro, em Lamego.

Esta edição de 2017 irá escolher a região vinhateira portuguesa que sucederá a Lagoa, que ostenta este “título” no presente ano.

As votações desta sondagem indicativa da notoriedade das candidaturas irão decorrer aqui, até às 23 horas de dia 13 de novembro.

No final de outubro, o Município de Pinhel formalizou a sua candidatura a “Cidade do Vinho 2017”, projeto a cargo da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Esta iniciativa surgiu em 2009 com o objetivo de contribuir para a valorização da riqueza, da diversidade e das características comuns da cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, paisagem, economia, gastronomia e património.

Desde então, várias foram as cidades que assumiram o título de “Cidade do Vinho”, sendo que o Município de Pinhel, sócio da AMPV desde 2007, decidiu este ano apresentar a sua candidatura tendo em conta a tradição agrícola e vitivinícola do concelho, assim como todo o trabalho de valorização e promoção que tem sido levado a efeito nos últimos anos no intuito de afirmar os Vinhos de Pinhel como o principal embaixador deste território.

Segundo a autarquia, “a candidatura de Pinhel engloba, para já, um conjunto de cerca de 25 propostas de atividades e eventos a desenvolver durante o ano de 2017, mas com a clara intenção de as fazer perdurar no tempo.”

Por último, importa dizer que na corrida a “Cidade do Vinho 2017” estão mais quatro concorrentes – Alenquer e Torres Vedras (candidatura conjunta – Lisboa), Madalena do Pico (Açores), Moura (Alentejo) e Vila Nova de Foz Côa (Douro).

A decisão da Associação de Municípios Portugueses do Vinho vai ser tornada pública a 14 de novembro, numa cerimónia que terá lugar em Lamego.


Conteúdo Recomendado