Município de Trancoso comemora hoje Feriado Municipal

O dia começou com o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, estando reservado para a tarde o ponto alto das comemorações, a Recriação da Batalha de Trancoso, no Campo Militar de Trancoso.

Pelas as 10 horas terá lugar a abertura da “Recriação Histórica da Batalha de Trancoso”, no Castelo de Trancoso, seguida da homenagem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, aos funcionários aposentados no último ano e funcionários com 30 ou mais anos de serviço.

Uma hora mais tarde, serão recebidas as entidades oficiais na Câmara Muunicipal de Trancoso, seguida de uma visita ao acampamento medieval, no Castelo de Trancoso.

Já às 11h15 terá início a caminhada que irá ligar Moreira de Rei a São Marcos, pelo Grupo Quebra Solas.

A Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro irá comparecer na visita às instalações do Tribunal Judicial de Trancoso, recentemente requalificadas, que terá lugar às 12 horas.

Para a tarde, a partir das 15 horas, está previsto um Cortejo Cívico ao Planalto de São Marcos, no âmbito da VII Caminhada Solidária da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Entre as 10 e as 15 horas haverá animação na alcáçova com ofícios medievais, música e bailias, treino d’armas, comeres e beberes d’época.

Pelas 15h30 terá lugar a Recriação da Batalha de Trancoso, no Campo Militar de Trancoso, onde serão homenageados os Combatentes da Batalha de Trancoso, em 1385.

Para as 17 horas está prevista uma sessão evocativa da Batalha de Trancoso, seguida da distribuição de pão e laranjas. Para “fechar o programa” serão recriados os festejos da vitória na Batalha com trovas e folguedos no terreiro de São Marcos.


Conteúdo Recomendado