Município de Fornos de Algodres lança Oficina Solidária

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres anunciou hoje o lançamento de um projeto solidário para apoiar pessoas idosas ou com algum grau de incapacidade ou dependência física na realização de pequenas reparações domésticas.

Segunda a autarquia, “o serviço é prestado por pessoal qualificado que executa os trabalhos de forma gratuita, sendo da responsabilidade do interessado a aquisição de materiais necessários à concretização das reparações.”

Segundo a autarquia presidida por Manuel Fonseca, o projeto “Oficina Amiga de Sua Casa” visa prestar serviços de pequenas reparações e melhorias habitacionais nas áreas de carpintaria, serralharia, eletricidade, pichelaria, isolamentos e impermeabilizações, entre outras.

“O serviço é prestado por pessoal qualificado que executa os trabalhos de forma gratuita, sendo da responsabilidade do interessado a aquisição de materiais necessários à concretização das reparações”, esclarece a autarquia.

No entanto, a Câmara Municipal pode fornecer, a título gratuito, pequenas peças ou acessórios necessários à prestação do serviço, desde que não excedam o valor de cem euros anuais por cada beneficiário e a sua necessidade seja devidamente justificada.

A autarquia refere que o projeto solidário tem como objetivo “contribuir para a melhoria da qualidade de vida e manutenção da autonomia dos seniores no seu domicílio e/ou de pessoas dependentes, proporcionando apoio domiciliário gratuito na área das pequenas reparações e melhorias habitacionais”.

A nova resposta social é dirigida aos cidadãos recenseados e residentes no município de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, há pelo menos um ano, que tenham mais de 60 anos, que sejam portadores de deficiência ou que possuam algum tipo de doença crónica grave.

Destina-se a pessoas que “não disponham, por si, ou através do seu agregado familiar, de um rendimento mensal ‘per capita’ superior ao valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), fixado para o ano civil a que reporta o pedido”, esclarece a fonte.

O programa é operacionalizado através de um pedido inicial de intervenção efetuado junto do Serviço de Ação Social do município.

Após aprovação do pedido pelo presidente da Câmara Municipal ou por alguém com competências delegadas, será destacado pessoal com competências para efetuar o serviço solicitado, sendo que as intervenções só serão realizadas na presença do requerente ou de alguém que o represente, é indicado.

O regulamento do programa solidário “Oficina Amiga de Sua Casa”, publicado na página internet do município de Fornos de Algodres, prevê que cada agregado familiar possa requerer até ao limite de cinco reparações por ano.

 

 


Conteúdo Recomendado