Fundão é um dos finalistas do European Green Leaf Award

Trata-se de um concurso que reconhece as políticas ambientais, de criação de novos empregos e de promoção da qualidade de vida das populações.

O Fundão está num grupo de 14 cidades europeias finalistas que poderão vencer este concurso, nomeadamente Alytus (Albânia), Barreiro (Portugal), Gabrovo (Bulgária), Girona (Espanha), Grottaglie (Itália), Jonava (Lituânia), Kukes (Albânia), Leuven (Bélgica), Lorca (Espanha), Ludwigsburg (Alemanha), Oliveira do Hospital (Portugal), Taurage (Lituânia) e Vaxjo (Suécia).

O European Green Leaf é um concurso promovido pela Comissão Europeia e aberto a cidades dos Estados Membros da União Europeia, países candidatos à União Europeia, Islândia, Lichtenstein, Noruega e Suíça, com uma população entre os 20 mil e os 100 mil habitantes. O galardão pretende reconhecer o sucesso na concretização do crescimento verde. É atribuído a cidades que tornam realidade os conceitos de vida verde e que inspiram os seus cidadãos a seguir estes conceitos.

Com o objetivo de ajudar a criar ambientes urbanos sustentáveis, tanto para as gerações atuais como para as futuras, este concurso dá a oportunidade às cidades com pelo menos 20.000 habitantes de mostrar a sua excelência ambiental. Por outro lado, isto vai também contribuir para melhorar a perceção sobre a importância de um melhor planeamento e construção, assim como encorajar uma visão inovadora para as cidades europeias do futuro.

As cidades candidatas ao European Green Leaf 2016 são avaliadas em seis categorias: alterações climáticas e desempenho energético; mobilidade; biodiversidade e uso dos solos; qualidade do ar e do ambiente acústico; resíduos e economia verde; gestão da água.

Os vencedores serão anunciados numa cerimónia que irá decorrer em Essen, Alemanha, European Green Capital 2017, em junho de 2017.


Conteúdo Recomendado