Fornos de Algodres acolhe Encontro da Academia Europeia de Direção de Banda

A iniciativa irá decorrer até domingo, dia 15 de janeiro, em Fornos de Algodres, com aulas a cargo do maestro Jan Cober.

O 4º Encontro da Academia Europeia de Direção de Banda (AEDB) conta com Jan Cober, um dos nomes mais influentes da atualidade, na área da música para banda a nível mundial.

Desde 1995 é maestro e diretor artístico da Koninklijke Harmonie Sainte Cécile, com a qual, em 2009 venceu WMC de Kerkrade. Atualmente é maestro titular da “European Union Youth Wind Orchestra”, professor no Conservatório de Tilburg e de Maastricht e lecciona cursos de direção na Holanda e no estrangeiro.

A Academia Europeia de Direção de Banda (AEDB) iniciou a sua atividade, no dia 26 de fevereiro de 2014, com vinte alunos oriundos de Portugal e Espanha. Disponibilizando um corpo docente internacional de reconhecido valor, nomeadamente, Javier Viceiro (principal professor de direção de orquestra), Jan Cober (principal professor convidado de direcção de orquestra) , António Cantal (análise musical, treino auditivo e orquestração) e André Granjo (repertório).

A AEDB integra o Projeto denominado “Orquestra de Sopros Portuguesa” (OSP), projeto musical inovador para a região e para o país, fruto da organização da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, que já há alguns anos a esta parte tem vindo a promover atividades várias no campo da formação musical.

Neste momento conta como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, a União Filarmónica do Troviscal (Troviscal, Oliveira do Bairro, Aveiro Portugal), a Banda Cultural de Salceda de Caselas (Salceda, Galiza, Espanha), a Banda Musical de Pontevedra (Pontevedra, Galiza, Espanha), a Agrupación Musical de O Rosal (Pontevedra, Galiza, Espanha), a Banda do Conservatório Profissional de Ponteareas (Pontevedra, Galiza, Espanha), a Banda Sinfónica da PSP (Lisboa, Portugal) e a Banda Sinfónica do Conservatório Superior de Vigo (Vigo, Galiza, Espanha).


Conteúdo Recomendado