Curso de Sistemas de Informação Geográfica e Geoturismo no IPG

A formação creditada terá lugar nos dias 11. 18 e 25 de março, num total de 25 horas, a realizar na Associação Geopark Estrela, sita no Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

A iniciativa, orientada pelo docente do IPG e formador certificado pela ESRI, Emanuel de Castro, , destina-se a técnicos da área do turismo, património e desenvolvimento territorial; técnicos de Geologia, Geografia e Biologia; estudantes de Licenciaturas, Mestrados e Doutoramento e técnicos de Geoparques Mundiais da UNESCO.

O Geoturismo assume-se como um conjunto de práticas turísticas, de base territorial, assentes no potencial endógenos dos territórios onde ocorre, nomeadamente nos seus recursos abióticos, bióticos e culturais.

Os Sistemas de Informação Geográfica constituem uma ferramenta importante de gestão, inventariação e representação da informação geográfica. A sua utilização no turismo em geral, e no geoturismo em particular, constitui uma mais-valia técnica e metodológica a utilizar por todos aqueles que trabalham, estudam e promovam territórios de geoturismo.

Assim, o curso de Sistemas de Informação Geográfica e Geoturismo” pretende, para além de uma formação base na utilização de diferentes ferramentas SIG, dar a conhecer as potencialidades dos SIG para os trabalhos em Geoturismo.

Segundo a Associação Geopark Estrela “os Sistemas de Informação Geográfica constituem uma ferramenta importante de gestão, inventariação e representação da informação geográfica. A sua utilização no turismo em geral, e no geoturismo em particular, constitui uma mais-valia técnica e metodológica a utilizar por todos aqueles que trabalham, estudam e promovam territórios de geoturismo.”

Assim, o curso de Sistemas de Informação Geográfica e Geoturismo” pretende, para além de uma formação base na utilização de diferentes ferramentas SIG, dar a conhecer as potencialidades dos SIG para os trabalhos em Geoturismo.

A formação terá como principais objetivos familiarizar os formandos com o conceito de Sistema de Informação Geográfica; conhecer as potencialidades dos Sistemas de Informação Geográfica na investigação e gestão do património e do geoturismio; e ainda introduzir os formandos à utilização de softwares de SIG.

Para mais informações e inscrições, os interessados devem aceder aqui.


Conteúdo Recomendado