Associação Transumância e Natureza distinguida

A Associação Transumância e Natureza (ATN) foi distinguida como uma das 134 iniciativas em Portugal de “Elevado Potencial Empreendedorismo Social”, pelo projecto MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social, num universo em que foram referenciadas mais de 4500 iniciativas no país.

As entidades selecionadas e o Mapa de Inovação foram revelados ontem, numa conferência que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian.

O MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social, é um projeto de investigação, que tem como objetivo mapear iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social do país utilizando como base a metodologia ES+.  A metodologia analisa a competitividade e modelos de negócio inovadores, através de indicadores como o potencial de impacto, inovação sustentável e potencial de crescimento.

As iniciativas selecionadas contribuem para a resolução de problemas sociais/ambientais negligenciados, com elevado potencial de transformação positiva na sociedade, desafiando a visão tradicional e utilizando modelos de negócio inovadores com potencial de crescerem e/ou se replicarem noutro local geográfico.

A ATN vê assim reconhecido o seu trabalho de conservação da natureza desenvolvido no Vale do Côa e o seu papel enquanto agente de inovação e desenvolvimento na região. A ATN tem como visão estratégica a replicação do modelo da Reserva da Faia Brava em novas áreas ao longo do Vale do Côa, permitindo a criação de locais de elevado valor biológico que criam oportunidades no território para o desenvolvimento de negócios inovadores, assentes no turismo e na natureza.


Conteúdo Recomendado