Apresentação do livro “A ciência da Arbitragem em Portugal” na Guarda

Terá lugar amanhã, dia 25 de novembro, pelas 20h30, no auditório da Associação Académica da Guarda, no campus do IPG, a apresentação do livro “A ciência da Arbitragem em Portugal”.

Esta obra, editada pela Federação Portuguesa de Futebol, reúne 20 investigações científicas que tiveram como objeto de estudo a arbitragem no Futebol. Na sessão de apresentação já ocorrida em Lisboa, o líder do Conselho de Arbitragem da FPF, Vítor Pereira, referiu não ter dúvidas que a relação entre o meio académico e a arbitragem veio para ficar.

O livro aborda vários temas referentes à arbitragem, desde a tomada de decisão, a fisiologia, o treino, a eficácia nas decisões durante um jogo, até à psicologia e sociologia do desporto.

Esta iniciativa tem a duração de duas horas e insere-se no âmbito do III ciclo de Tertúlias sobre o Desporto, promovido pela Unidade Técnico-Científica (UTC) de Desporto e Expressões da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD).

Do programa constam diversas comunicações, proferidas pelos seguintes intervenientes: António Montiel (Coordenador Pedagógico da Academia de Arbitragem da FPF) e João Pina (Coordenador Técnico da referida Academia), editores da obra; António Barbosa e Hugo Sarmento.

Deve salientar-se o facto de dois capítulos do livro serem da autoria de António Barbosa, doutorado em Ciências do Desporto e docente do curso de Desporto do IPG.
Esta obra procura dar respostas a inúmeras questões técnicas que são frequentemente colocadas no domínio da arbitragem.


Conteúdo Recomendado