António Costa no lançamento da primeira pedra do quartel dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra

A cerimónia decorre hoje, pelas 15 horas, em Famalicão da Serra, concelho da Guarda.

Segundo António Fontes, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra, a candidatura do projeto de construção do quartel a fundos europeus, no valor de 618 mil euros, foi aprovada no final do ano passado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

O POSEUR assegura 85% do valor global da obra (525 mil euros) e os restantes 15% da componente nacional são suportados pela Câmara Municipal da Guarda em 85% e os outros 15%, que equivalem a cerca de 14 mil euros, serão assegurados pela corporação de bombeiros, indicou o dirigente.

O responsável lembrou que a aprovação do projeto pelo POSEUR representa o fim de um processo iniciado há cerca de quatro anos, pois a mesma candidatura foi apresentada ao anterior quadro comunitário, mas sem sucesso.

No entanto, referiu que a direção dos bombeiros de Famalicão da Serra verificou, “com alguma pena”, que na candidatura agora aprovada foi excluído o equipamento para o novo quartel, que custa cerca de 25 mil euros.

“É mesmo só o edifício, não consideraram o equipamento, o que nos vai obrigar a fazer um grande esforço financeiro”, admitiu António Fontes.

O novo quartel ocupará uma área de 1.700 metros quadrados e, segundo o dirigente, representará “um novo ciclo” para a corporação de bombeiros que ocupa um edifício cedido pela paróquia e “não tem condições de trabalho nem de operacionalidade”.

Com a construção do quartel pretende-se dotar aquele corpo de bombeiros do concelho da Guarda “de uma infraestrutura adequada à operacionalidade”, uma vez que, presentemente, se aloja “numa infraestrutura sem as condições mínimas de operacionalidade dos seus meios físicos e humanos”, de acordo com o POSEUR.

“Esta candidatura cumpre os critérios técnicos definidos de elegibilidade dos beneficiários e da operação, sendo a duração de implementação prevista de aproximadamente 15 meses”, lê-se na página oficial daquele programa.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra foi criada em 03 de julho de 2007, sucedendo à Secção Destacada dos Bombeiros Voluntários de Gonçalo, que também ocupava as atuais instalações.

O corpo de bombeiros foi criado após a tragédia que ocorreu no dia 09 de julho de 2006, quando um violento incêndio florestal ocorrido naquela freguesia do concelho da Guarda vitimou cinco sapadores chilenos e um bombeiro.


Conteúdo Recomendado