Ana Cardoso Santos lança projeto "Lenços e Laços"

Natural de Dornelas, concelho de Aguiar da Beira, Ana Santos lançou o projeto que tem como objetivo ajudar as doentes em tratamento de quimioterapia.

Doente oncológica desde 2005, em 2014 teve a ideia de fazer desfilar doentes oncológicas carecas , num projeto inovador em Portugal , e em março de 2015 realizou o primeiro desfile de mulheres com cancro em Portugal , no cinema São Jorge, em Lisboa, intitulado o “Desfile das Guerreiras”.
 
O projeto “Desfile das Guerreiras”, um conjunto de mulheres que se juntaram e que têm em comum o facto de passaram ou estão a passar pelas diversas fases do processo de tratamento que o cancro da mama ou de outro tipo.
 
Segundo a mentora do projeto pretendeu-se com este projeto “sensibilizar as pessoas para a luta contra o cancro; desmistificar os preconceitos associados ao cancro; quebrar certos tabus em relação ao cancro; dar força a todas as guerreiras que estavam a passar por esta fase; dar auto estima as modelos que desfilavam e criar laços de amizades , círculos de ajuda , troca de experiência , partilhas entre as modelos.”
 
“Sempre achei que o cancro não é uma fatalidade , mas sim apenas uma palavra”, acrescenta.
 
Depois do sucesso do “Desfile das Guerreiras”, surge agora o projeto “Lenços e Laços” que consiste em levar a estas mulheres guerreiras lenços para continuarem a sentirem-se bonitas , belas , femininas mesmo depois da perda do cabelo , porque sentir-se bela é muito importante na qualidade de vida e recuperação destas guerreiras e através destes lenços , laços de carinho , de amizade e de apoio.
 
Numa primeira fase , de 14 de fevereiro a 14 de abril , foram feitas angariações de lenços em Lisboa, arredores e também em Aguiar da Beira e Guarda , agora numa segunda fase de maio a agosto, estes lenços serão doados nos hospitais e em eventos que Ana Cardoso Santos vai organizar para as doentes em tratamento de quimioterapia. Tratam-se de eventos totalmente gratuitos, com palestras de nutrição , dicas de beleza, entre outros assuntos de interesse.

Para agosto está previsto a realização de um evento, em Aguiar da Beira, para doentes oncológicas da região, em local a definir, destinado à participação de todas as doentes dos arredores, de forma totalmente gratuita.
 

Saiba mais sobre o projeto aqui.


Conteúdo Recomendado