Viveiro Florestal da Malcata produz 200 mil plantas por ano

Em plena Reserva Natural da Serra da Malcata, concelho do Sabugal, podemos encontrar os Viveiros da Nossa Senhora da Graça. Estes viveiros são os principais fornecedores de árvores para as várias iniciativas de reflorestação que acontecem no nosso país, caso do evento promovido anualmente pela associação ambiental Quercus.

Estes viveiros produzem uma média anual de 200 mil plantas autóctones de cerca de 50 espécies diferentes. Nesta imensa biodiversidade podemos incluir o carvalho negral, o teixo, o medronheiro ou o azevinho.

A gestão dos viveiros é responsabilidade do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que assegura a manutenção constante destas sementes e plantas até estarem em condições de passarem para o meio natural.

Nos últimos anos, os Viveiros da Nossa Senhora da Graça foram responsáveis pela plantação de mais de 83 mil árvores e arbustos autóctones, sempre tendo como objectivo a recuperação dos espaços naturais e a criação de faixas com espécies resistentes ao fogo.
Conheça mais sobre este viveiro tão especial, neste vídeo do Minuto Verde.

O Minuto Verde é uma rubrica produzida pela Quercus e emitida aos dias úteis na RTP.


Conteúdo Recomendado