Quercus promove ação de sensibilização e esclarecimento sobre o radão

A iniciativa terá lugar no próximo sábado, dia 21 de janeiro, a partir das 21 horas, no Centro Cultural, Social e Recreativo do Bairro da Luz, Guarda.

Esta ação, promovida pelo Núcleo Regional da Guarda da Quercus A.N.C.N. e o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, tem como objetivo promover um debate aberto sobre o tema a todos os níveis contribuindo para a desmistificação de um tema que para muitos ainda é pouco conhecido. Para o efeito esta sessão contará com a presença de especialistas em matéria de saúde, medição e mitigação.

Como oradores convidados marcarão presença Filomena Botelho do Instituto de Biofísica/Biomatemática da Faculdade de Medicina de Coimbra), de Ana Antão do
Instituto Politécnico da Guarda e de Bruno Nogueira da empresa Lusoradon.

Ao contrário dos outros descendentes do urânio, o radão é gasoso e pertence à família dos gases nobres, libertando-se dos solos e rochas, materiais de construção e água, sendo que no seu processo natural de decaimento emite partículas alfa, beta e gama. A radioatividade emitida pelo radão a que uma pessoa está exposta, em Portugal, segundo o ITN, equivale em média a 56,7% da radiação ionizante que essa pessoa está sujeita

Os interessados podem fazer as suas questões através do grupo no facebook da inciativa: https://www.facebook.com/groups/1946429785576700/?fref=ts.


Conteúdo Recomendado