Município da Guarda Comemora Dia Mundial da Árvore

O Município da Guarda vai comemorar o Dia Mundial da Árvore, dia 21 de março, com cerca de 2000 crianças das escolas básicas e jardins-de-infância do ensino público e privado do concelho.

Fazem parte da iniciativa a plantação de árvores e arbustos pelas crianças no Parque Urbano do Rio Diz e a peça de teatro “A Magia Acontece”, com uma temática alusiva ao dia que se comemora, a decorrer no Pavilhão Desportivo Municipal de São Miguel.

Com esta iniciativa, o Município pretende sensibilizar especialmente as crianças para a importância da preservação das árvores, quer por questões ligadas ao equilíbrio ambiental e ecológico, quer pela sua contribuição direta na própria qualidade de vida dos cidadãos.

O início das ações está marcado para as 9h30 do dia 21 de março, com a plantação simbólica de um Carvalho escarlate (Quercus coccínea), por um grupo de crianças e pelo Presidente da Autarquia, Álvaro Amaro, prosseguindo a plantação nomeadamente de Pinheiro manso, Carvalho, Bétula, Cerejeira, Bordo e arbustos de variados espécimes, ao longo de toda a manhã e à tarde.

A referida atividade, que envolve os dois milhares de crianças participantes nas comemorações, conta com a participação do Presidente da Assembleia Municipal da Guarda, de cinco Líderes Parlamentares, de todo o Executivo Municipal e do Presidente da Junta de Freguesia da Guarda.

Ao mesmo tempo, e alternadamente, grupos de 500 crianças participam no Pavilhão Desportivo de São Miguel, também com início às 9h30, no espetáculo de teatro “A Magia Acontece”, que tem por objetivo pedagógico prover as crianças de conhecimentos referentes à floresta e seus habitantes, sobre o mundo das plantas e animais que delas dependem e sobre a importância da água.

Trata-se de um espetáculo interativo que transportará os pequenos espectadores para a magia do reino da Floresta Encantada, onde vive a feliz, brincalhona e estudiosa Fada-Criança, Pó-de-Estrela, com a sua família de Fadas, junto do Orvalho Púrpura, em plena harmonia, até ao dia em que os Duendes enfeitiçaram a Fada das 4Estações e os humanos começam a destruir a floresta. E é a partir daí que tudo começa…

Com muita música, dança, brincadeiras e gargalhas, as crianças concluirão que também elas se podem tornar “Fadas Protetoras da Floresta” e aí “A Magia Acontece”!


Conteúdo Recomendado