ENERTECH SABUGAL 2017 abre hoje portas

A Câmara Municipal do Sabugal promove entre hoje e domingo a segunda Feira das Tecnologias para a Energia, com o objetivo de divulgar o setor das energias naturais, a inovação e a sustentabilidade ambiental.

O evento denominado ENERTECH SABUGAL 2017, que reúne meia centena de expositores do concelho e da região, vai decorrer no pavilhão e no recinto do complexo das Piscinas Municipais daquela cidade do distrito da Guarda.

Segundo a organização, o programa da feira inclui conferências, exposições temáticas, demonstrações, encontros bilaterais, ‘workshops’, música e atividades de animação.

A autarquia do Sabugal, presidida por António Robalo, pretende que a Feira das Tecnologias para a Energia seja “um espaço de encontro, de promoção, divulgação e demonstração do que acontece no setor das energias naturais destacando a inovação e a sustentabilidade ambiental”.

“Sob o lema ‘Sabugal fonte de energia natural’, o concelho do Sabugal quer assumir-se como território central no uso controlado dos recursos e da procura de novas soluções amigas do ambiente e promotoras do conforto humano em especial pelo potencial latente e inexplorado dos seus territórios destacando a inovação e a sustentabilidade ambiental”, refere o município em nota enviada à agência Lusa.

A fonte adianta que a região “é um exemplo da importância que o aproveitamento das energias naturais representa no desenvolvimento da economia e qualidade de vida das populações”.

A abertura do certame está agendada para as 17 horas.

O programa destaca na sexta-feira, pelas 14h30, a conferência “Desafios para a Sustentabilidade Energética”, que pretende ser “um espaço de discussão e encontro de ideias sobre as potencialidades e os desafios que se colocam à mobilidade e ao aproveitamento sustentável das energias naturais”, segundo os promotores.

Para sábado, às 14 horas, está agendado um ciclo de conferências intitulado “Ciências na Energia e Eficiência Energética” seguido do seminário “Oportunidades do Comércio Eletrónico”.

Durante os quatro dias do certame haverá, num espaço paralelo, o Mercado da Terra, uma Mostra de Atividades Económicas, tasquinhas e espaços de restauração, bem como diversas atividades lúdicas como balão de ar quente, insufláveis, ‘game day’, ‘test drive’ e ‘pump track bike’.

A ENERTECH SABUGAL 2017 é organizada pelo município do Sabugal, no âmbito da estratégia “Sabugal + Valor Desenvolvimento Rural”, com o apoio da Associação Empresarial local, da Enerarea – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, dos Institutos Politécnicos da Guarda e de Castelo Branco e da Universidade da Beira Interior.


Conteúdo Recomendado