Águas do Centro distribui a melhor água do país

A Águas do Centro é a entidade gestora que distribui a melhor água do país, revelou a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

A empresa, que serve 17 municípios na zona Centro, recebeu o prémio ‘Qualidade exemplar da água para consumo humano’ da ERSAR, por, explica o regulador em comunicado, “fornecer água para consumo humano de qualidade exemplar numa vasta área, que se estende desde a fronteira com Espanha até ao rio Nabão”.

A ERSAR explica ainda que este sistema multimunicipal, representa uma “grande realização no setor ambiental no centro do país”, cumprindo os objetivos dos Planos da Bacia Hidrográfica para a qualidade das linhas de água da região”.

A Águas do Centro abrange, na componente designada ‘em alta’ – ou seja, na captação, tratamento, adução e reserva de água –, os municípios de Alvaiázere, Castanheira de Pêra, Castelo Branco, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Figueiró dos Vinhos, Idanha-a-Nova, Mação, Oleiros, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Tomar, Vila Nova da Barquinha e Vila Velha de Ródão, além de alguns aglomerados do Sul do concelho do Fundão.

Em 2013, a empresa possuía 74 pontos de entrega distribuídos por estes municípios. A Águas de Portugal, acrescenta o regulador em comunicado, definiu e aplicou o Sistema de Responsabilidade Empresarial, que é mantido e melhorado desde 2012 e encontra-se a finalizar o Plano de Segurança da Água, prevendo-se que este seja implementado até ao final deste ano.

Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo receberam o selo de ‘Qualidade de serviço de saneamento de águas residuais urbanas e a Águas de Coimbra foi distinguida com o prémio ‘Qualidade de serviço de abastecimento público de água’.


Conteúdo Recomendado