Agora é mais fácil escolher casta e local adequados para produzir vinho

Uma ferramenta desenvolvida pela Universidade de Aveiro já permite aos produtores escolher as características do vinho que pretendem produzir, indicando a casta e a localização adequadas para a sua produção, anunciou hoje fonte académica.

Uma equipa de investigadores do Departamento de Química (DQ) da Universidade de Aveiro (UA) estudou pela primeira vez, em Portugal, a relação entre o tipo de castas, as características do solo e os fatores ambientais que as envolvem, para que os produtores extraiam de cada tipo de casta as potencialidades para o vinho que querem produzir.

“Primeiro o produtor pensa no vinho que quer obter, definindo-lhe o aroma, a cor ou a adstringência que deseja tendo em conta determinado mercado. Escolhidas as particularidades do vinho, a hora é de selecionar não só as castas como também a localização geográfica da vinha, cujas características do solo, da topografia e do clima permitirão aos produtores obter o néctar desejado com o mínimo de processamentos químicos”, esclarece uma nota informativa.

A investigação mostra aos produtores a importância do potencial enológico de cada casta, ou seja, as características físico-químicas de cada casta nos diferentes locais de cultivo, já que estas, ainda que sejam do mesmo tipo, podem variar consoante as características naturais do local em que são produzidas.

Com esses dados, conforme o vinho que quer produzir, o produtor pode decidir qual o binómio casta/local que melhor lhe interessa, o que lhe permite produzir com menos custos no processo tecnológico e sem excesso de coadjuvantes enológicos.

“Ganha o produtor, ganha a saúde do consumidor pois estará perante um vinho menos processado quimicamente e ganha o ambiente, pela diminuição da necessidade do uso de produtos químicos quer na vinha, quer no lagar”, aponta Sílvia Petronilho, a autora do estudo, no âmbito do doutoramento em Química, sob orientação científica dos professores Manuel António Coimbra e Sílvia Rocha.

De acordo com a Universidade de Aveiro, dado o interesse dos produtores na investigação realizada na Unidade de Investigação de Química Orgânica, Produtos Naturais e Agroalimentares (QOPNA) do Departamento de Química, estão já a ser estabelecidas parcerias com produtores de várias regiões demarcadas do país, para a aplicação do conceito de qualificação e valorização das castas na produção de vinhos brancos, tintos e rosés.

O estudo tem por objetivo “fortalecer o setor vitivinícola em Portugal, criando oportunidades para alcançar mercados mais exigentes, que primam pela qualidade e diversidade em detrimento da quantidade e da homogeneidade”.


Conteúdo Recomendado