"Academia do Poder Local pode vir a transformar-se em Universidade de Inverno" diz Álvaro Amaro

O presidente dos Autarcas Social-Democratas (ASD), Álvaro Amaro, disse ontem que a Academia do Poder Local, que terminou na Guarda, poderá vir a designar-se Universidade de Inverno e ser alargada a futuros autarcas.

“Acho que o caminho natural é que possa evoluir de Academia para a Universidade de Inverno, porque vai ser sempre no inverno e o inverno é uma boa estação para este bom regime de internato, perdoem-me a expressão, e de esses bons trabalhos que aqui desenvolvemos”, afirmou Álvaro Amaro na sessão de encerramento da iniciativa dos ASD, que foi presidida pelo presidente do PSD, Pedro Passos Coelho.

O responsável, que também é presidente da Câmara Municipal da Guarda, referiu que na primeira edição da Academia do Poder Local só participaram autarcas no exercício do poder, nas Assembleias e nas Juntas de Freguesia, nas Assembleias Municipais e nos Municípios.

“Se evoluirmos, naturalmente, para essa Universidade do Inverno, porque não, para além dos autarcas, sempre os autarcas, mas [abranger] também homens, mulheres, jovens, que queiram um dia, também, ser autarcas”, acrescentou.

Segundo Álvaro Amaro, vale a pena os ASD fortalecerem aquela escola, “porque é de uma escola, no fundo, que se trata, como tem sido escola este nosso Poder Local”.

No seu discurso, o líder dos ASD lançou ainda a ideia de, em 2016, o PSD poder comemorar as primeiras eleições democráticas para as autarquias locais, como sendo “a melhor maneira de homenagear aqueles homens e aquelas mulheres que em 1976 se dispuseram a dar muito de si”.

A Academia do Poder Local contou hoje, durante a manhã, com a intervenção do ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, que fez uma intervenção sobre “Descentralizar e as novas funções do Poder Local”.

O governante referiu as medidas do Governo em matéria de descentralização de competências para os municípios e assegurou que o processo está a ser promovido “com ambição e prudência”.

“Ambição no sentido em que queremos que os projetos de descentralização não sejam insignificantes, mas tenham verdadeira massa crítica, ou seja, que exista uma transferência importante de competências nestes domínios. Com prudência, porque o estamos a fazer ao nível de projetos-pilotos, de um conjunto limitado de municípios, em primeiro lugar”, explicou Poiares Maduro.

A Academia do Poder Local, promovida pelos ASD e pelo Instituto Francisco Sá Carneiro, começou na sexta-feira e terminou ontem, numa unidade hoteleira da cidade da Guarda.

Para além de Poiares Maduro, marcaram presença nos trabalhos Marques Mendes, Marco António Costa, Leitão Amaro, Pedro Santana Lopes e Moreira da Silva, entre outros.


Conteúdo Recomendado