7 milhões para investimento na cidade de Gouveia no âmbito do Portugal 2020

O Município de Gouveia assinou no Europarque de Stª Maria da Feira, o Contrato de Financiamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) com um envelope financeiro para um investimento total de 7.451.176,47 euros.

A assinatura do contrato de financiamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, prevê um investimento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) para apoiar o desenvolvimento urbano sustentável, através dos investimentos territoriais integrados, concretizados em ações integradas em estratégias para enfrentar os desafios económicos, ambientais, climatéricos, demográficos e sociais que afectam as zonas urbanas, tendo simultaneamente em conta a necessidade de promover ligações entre os meios urbano e rural, impondo ao Município de Gouveia a afetação de pelo menos 5% da respetiva dotação, ao apoio das estratégias de desenvolvimento urbano integrado e sustentado.

Assim, no passado dia 31 de maio, foi assinado o contrato de financiamento que numa 1ª fase corresponde a um investimento total de 4.301.176,47 euros, dos quais 3.500.000.00 euros é a comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Esta fase de investimento no território decorrerá até 2019, continuando, após avaliação da coerência e qualidade da implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, numa 2ª fase com uma dotação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no montante de 2.677.500,00 euros para um investimento total de 3.150.000,00 euros.

Com um investimento total de 7.451.176,47 euros o Município de Gouveia investirá numa 1ª fase na criação e reconversão de vias pedonais, implementação de sistema de informação e melhoria da interface de transportes de Gouveia.

Encontram-se ainda contempladas a reabilitação do espaço envolvente e reconversão da antiga fabrica têxtil Bellino & Bellino, reabilitação do espaço público do Bairro do Castelo, Rua da Cardia, Mercado Municipal, Bairro Social da Mata Rainha e espaço envolvente. Este investimento permitirá ainda criar um fundo de apoio financeiro para privados, interessados na reabilitação de edifícios do centro histórico e do Bairro do Castelo.

Numa 2ª fase, o plano contemplará ainda a rede de transporte público flexível e reabilitação do pavilhão da fábrica têxtil Bellino & Bellino.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Gouveia, enquadrado na Estratégia Integrada do Desenvolvimento Territorial, foi aprovado na sequência de um processo de selecção concorrencial, pela Autoridade de Gestão (CCDRC), permitindo assim a concretização de um conjunto de projectos de reabilitação de grande importância para Gouveia.


Conteúdo Recomendado