2020 dá o primeiro milhão a municípios do Centro

Estão submetidos e em análise pedidos de pagamento que perfazem um valor superior a um milhão de euros, valor que cresce a cada dia.

O Programa Operacional Regional do Centro – Centro 2020 efetuou os primeiros pagamentos a municípios da Região, contabilizando um total, até ao momento, de cerca de um milhão de euros.
Para Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC): “Mais importante do que os valores em causa é o facto de todo o sistema de informação e de gestão do Portugal 2020 estar já preparado para todo o ciclo de vida dos projetos, onde a componente pagamentos assume uma importância primordial. É hoje possível dizer que o Centro 2020 e o Portugal 2020 já estão efetivamente no terreno. O apoio comunitário a projetos da região no âmbito do Centro 2020/ Portugal 2020 iniciou-se primeiro aos projetos empresariais, que já receberam 49,2 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) para um apoio aprovado de 242,2 milhões de euros (valores do Centro 2020 e do Compete 2020). Este apoio chega agora em força aos projetos de iniciativa municipal”.
A Autoridade de Gestão do Centro 2020 espera que após um período de aprovações de projetos aos municípios, em vários domínios (educação, saúde, cultura, regeneração urbana, lojas do cidadão), e que perfazem neste momento um valor FEDER de 25,9 milhões de euros, que corresponde a um investimento total de 38,5 milhões de euros, os municípios incrementem o ritmo de execução dos investimentos e aproveitem os fundos comunitários disponíveis no Centro 2020.
Estão neste momento em análise, no Centro 2020, 111 candidaturas de iniciativa municipal que representam um investimento total de 249,7 milhões de euros com um apoio FEDER solicitado de 183,2 milhões de euros. Estão submetidos e em análise pedidos de pagamento que perfazem um valor superior a um milhão de euros, valor que cresce a cada dia.


Conteúdo Recomendado