Casos de SIDA não são alarmantes no distrito da Guarda

Em cada cem mil pessoas havia seis novos casos de pessoas infetadas com o vírus do VIH na NUT III Beira Interior Norte em 2013, revelam os dados divulgados no final de dezembro pelo Ministério da Saúde.

«Felizmente existe um número reduzido de casos na região e por isso mesmo vão ao encontro das especificidades a nível nacional», considera a coordenadora da Unidade de Saúde Pública na Guarda, Ana Isabel Viseu.
Quer a nível nacional, quer na Beira Interior Norte o número de novos casos de toxicodependentes infetados diminuiu, o que pode ser explicado pela troca de seringas gratuitas, uma medida do Ministério da Saúde. «Os idosos e as faixas etárias com uma vida sexualmente ativa são os grupos da região que contabilizam uma taxa de incidência maior», adianta a médica da Unidade local de Saúde (ULS) da Guarda, acrescentando que isso se deve aos «comportamentos de risco e pouco preventivos, nomeadamente as relações sexuais sem preservativo».
No caso dos idosos também pode ser explicado pelo facto de agora «estarem mais alerta para o diagnóstico ou simplesmente porque a descobrem através de exames de despiste de outras doenças», explica Ana Isabel Viseu.


Conteúdo Recomendado