Hortas D’Idanha aposta em linha de produção biológica

A empresa Hortas D’Idanha vai introduzir uma linha de produção de produtos biológicos que irá ocupar 20 hectares de terreno na herdade do Couto da Várzea e quer constituir-se como uma organização de produtores.


Tetra Pak e Compal lançam novo desafio às eco-escolas

A Tetra Pak e a Compal, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), lançam um novo concurso “Cria Super Frutas e Vegetais e ganha prémios” que visa alertar os jovens para a importância da reciclagem, a protecção do ambiente e para a introdução de frutas e vegetais na alimentação diária.


Portugal continental tem situação de seca em 98%

Portugal continental registou em janeiro um aumento da área em situação de seca, atingindo 98% do território, a maior parte seca fraca, sendo um mês muito seco relativamente à precipitação, informa o IPMA.


Sabe onde pode deixar o óleo já usado?

Em Portugal, o principal destino dos óleos usados é a rede de esgotos. No entanto, esta prática tão comum nos lares portugueses têm um imenso impacto negativo no ambiente.


Comemorações do Dia da Árvore e da Floresta em Manteigas

O Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, na Guarda, vai realizar na terça-feira, no Covão d’Ametade, em Manteigas, uma atividade de sensibilização para as questões ambientais e para o problema da desflorestação.


Carregadores de veículos elétricos em breve na A23

A Autoestrada da Beira Interior (A23) vai instalar em breve nas estações de serviço do Fundão e de Abrantes sistemas rápidos de carregamento para veículos elétricos, no âmbito de um concurso público de atribuição da instalação a operadores da mobilidade elétrica.



Dispositivo de combate a incêndios para 2017 é apresentado

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) para 2017 é hoje apresentado na Lousã, estando envolvidos a Força Especial de Bombeiros, Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR, bombeiros voluntários, sapadores florestais e Forças Armadas.


Municípios da Região aderem à Hora do Planeta

Guarda, Castelo Branco, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Manteigas, Pinhel, Sabugal e Seia aderem à iniciativa ambiental que irá decorrer no próximo sábado, dia 25 de março, entre as 20h30 e as 21h30.


Município da Guarda Comemora Dia Mundial da Árvore

O Município da Guarda vai comemorar o Dia Mundial da Árvore, dia 21 de março, com cerca de 2000 crianças das escolas básicas e jardins-de-infância do ensino público e privado do concelho.


Alterações climáticas e mudança energética em debate

Várias organizações vão reunir-se para analisar os problemas relacionados com alterações climáticas, a preparação do país para as novas condições ou a mudança para energias limpas, mas também oportunidades, como a criação de 100 mil empregos.


Viveiro Florestal da Malcata produz 200 mil plantas por ano

Em plena Reserva Natural da Serra da Malcata, concelho do Sabugal, podemos encontrar os Viveiros da Nossa Senhora da Graça. Estes viveiros são os principais fornecedores de árvores para as várias iniciativas de reflorestação que acontecem no nosso país, caso do evento promovido anualmente pela associação ambiental Quercus.