O medronheiro está em risco em Portugal

Os medronheiros estão em risco em Portugal, conclui um estudo coordenado por uma investigadora do Instituto Superior de Agronomia, que recomenda uma estratégia de conservação baseada na diversidade genética e uma cuidadosa transferência de sementes.


Região Centro passa a ter limite máximo de 75 colmeias por apiário

A Portaria n.º 8/2017 está publicada em Diário da República e estabelece o limite máximo de colmeias por apiário na região Centro, nomeadamente nos município de Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Oleiros e Vila Velha de Ródão.


Produtores de pêssego da Cova da Beira vão ter guia prático

Os produtores de pêssego, em especial da Cova da Beira, vão passar a dispor de um guia prático de produção, que resulta de um estudo coordenado por uma docente do ensino superior e cuja edição em livro conta com o patrocínio da Câmara Municipal da Covilhã.


RU.DE com candidaturas abertas para pequenos investimentos

O Grupo de Ação Local Cova da Beira 2020 gerido pela RU.DE – Associação de Desenvolvimento Rural já tem a decorrer o período para apresentação de candidaturas a apoios para pequenos investimentos nas explorações agrícolas e na transformação e comercialização de produtos agrícolas.


Agricultura contemplada no primeiro orçamento participativo do país

O Governo lançou esta segunda-feira o primeiro orçamento participativo nacional do mundo. A agricultura é uma das áreas contempladas pela iniciativa do Executivo de António Costa que vai pedir ideias aos portugueses para o Orçamento do Estado para 2017.


Comissões Parlamentares de Agricultura e de Ambiente visitam o Fundão

A Comissão de Agricultura e Mar e a Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação da Assembleia da República irão visitar o concelho do Fundão, na próxima segunda-feira, dia 4 de julho.


INE confirma quebras na cereja e aumento da produção dos cereais de outono/inverno

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 30 de abril de 2016, apontam para um aumento da produção dos cereais de outono/inverno, com as searas a apresentarem povoamentos homogéneos, bom desenvolvimento vegetativo e espigas bem formadas e desenvolvidas, prevendo-se uma boa campanha de cereais.



Portugal quer mais 2 mil jovens na agricultura

O Governo quer mais dois mil jovens a trabalhar na agricultura em 2017. Para isso, o Ministério da Agricultura vai aumentar o prémio-base de apoio à primeira instalação.


Agricultores portugueses apostam cada vez mais nas renováveis

http://www.evwind.com/wp-content/uploads/2012/10/energ%C3%ADas-renovables-e%C3%B3lica-energ%C3%ADa-solar-fotovoltaica.jpg

A Agricultura conta atualmente com cada vez mais soluções técnicas e comerciais inovadoras que permitem melhorar a eficiência energética das explorações e, consequentemente, obter uma redução de custos, entre eles, o da fatura da eletricidade.


Idanha-a-Nova cria Banco de Terras e Casas

Com o objetivo de facilitar o encontro entre a procura e a oferta de terrenos e casas no concelho, o Município de Idanha-a-Nova acaba de lançar a plataforma online Banco de Terras e Casas.