Associação Comercial faz estudo de mercado sobre hábitos de consumo na Guarda

A Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda (ACG) anunciou hoje que está a realizar um estudo de mercado de âmbito distrital sobre os hábitos de consumo da população.

O presidente da ACG, Miguel Alves, disse à agência Lusa que o estudo, desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico da Guarda, ficará concluído no final do mês, altura em que serão anunciadas as principais conclusões.

Segundo o responsável, o inquérito que abrange os 14 concelhos do distrito da Guarda “pretende caracterizar quais os hábitos dos consumidores da região, nomeadamente no que concerne à frequência das compras, tipo de comércio preferencial, locais de compra e comércio eletrónico”, entre outros parâmetros.

Miguel Alves indicou que o estudo “tem uma amostra de, no mínimo, mil inquéritos” e, como abrange a cidade da Guarda e os restantes 13 concelhos do distrito, “vai ser possível verificar se os hábitos de consumo são distintos de concelho para concelho e na capital de distrito”.

O responsável lembra que a ACG tem realizado, nos últimos anos, vários estudos através do seu Observatório do Comércio, sobre temas como taxas de IVA em Portugal e Espanha, vandalismo no centro histórico e estacionamento.

Com o estudo em curso sobre os hábitos de consumo da população, a associação pretende “constituir uma ferramenta de trabalho sólida e abrangente, para que os diversos agentes económicos e políticos do distrito possam tomar decisões fundamentadas no desenvolvimento dos seus modelos de negócio ou das suas políticas”, justificou.

Miguel Alves referiu que a ACG parte para a realização do inquérito com hipóteses relacionadas com a preferência dos consumidores pelas grandes superfícies comerciais e por “comprarem fora da área de residência, quando se deslocam em viagens de lazer”.

O inquérito, de participação livre, está a ser realizado no terreno, por uma equipa de quatro pessoas, e também via internet (no endereço http://habitosdeconsumoguarda.limequery.com).


Conteúdo Recomendado