Castelo de Celorico da Beira

1
Autor:

O castelo da vila foi erigido na Idade Media, num monte á altitude de 550m, assente sobre um castro luso-romanizado. O traçado da fortaleza corresponde aos reinados de D. Afonso Henriques e D. Sancho I, havendo analogia com a fortaleza da cidade da Guarda quanto à ausência de ameias. Nos reinados de D. Dinis e D. Fernando a praça recebeu melhoramentos. Esta ausência de ameias e merlões verifica-se também na muralha de Linhares, mas não há torres.
O que hoje resta corresponde à cidadela. A cerca é completamente fechada, com dois cubelos reforçando os ângulos a N. E.
A S. E. levanta-se uma torre quadrangular, mais elevada que os cubelos, a qual, pelas suas dimensões, é considerada a torre de menagem, o que não é exacto, pois essa existia a meio do terreiro da cerca. Em meados do séc. XIX restava da torre de menagem apenas um cunhal. Sabemo-lo pelo testemunho de Alexandre Herculano, que percorreu esta região em 1853 e escreveu no Diário de Viagem: «A torre de menagem meia voada: só resta um ânguIo».



Como chegar?
Latitude: 40.63721184280023 | Longitude: -7.391980290412903
Outros Conteúdos
Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.